Somos uma equipe muito unida e proativa, que trabalha em conjunto para promover a educação científica e tecnológica entre estudantes universitários. Com nossa paixão pelo conhecimento e nossa energia contagiante, somos capazes de realizar projetos incríveis e desenvolver habilidades únicas em nossos membros. Estamos sempre buscando oportunidades para expandir nossos horizontes e compartilhar nossas ideias com a comunidade acadêmica e científica.

Acreditamos que a transparência é fundamental para a confiança e credibilidade dos membros do capítulo, bem como para a administração da UFF e para a comunidade externa. Isso significa ser aberto e honesto em relação ao planejamento, execução e relatórios de atividades e eventos. Uma forma de garantir essa transparência é por meio de reuniões regulares do conselho executivo, onde os membros podem questionar e debater as decisões do capítulo

Valorizamos muito o profissionalismo. Isso se reflete em como nos comportamos e como conduzimos nossas atividades e eventos. Todos os membros do GSS estão comprometidos em seguir as normas e regulamentos estabelecidos pela UFF e pela organização estudantil, e em se comportar de maneira ética e responsável. Isso garante que o GSS seja visto como um capítulo confiável e respeitado pela administração da UFF e pela comunidade externa, e é especialmente importante no contexto acadêmico, onde buscamos construir e manter uma imagem positiva para o nosso curso e universidade.

Entendemos que a empatia é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e colaborativos dentro do nosso curso e universidade. Isso significa que buscamos entender e nos colocar no lugar dos outros, sejam eles membros do capítulo, administração da UFF, colegas de curso ou comunidade externa. Isso nos permite ter uma comunicação mais eficaz e construir relacionamentos mais fortes e duradouros.

Ser energético significa que estamos sempre prontos para encarar novos desafios e buscamos nos manter motivados e engajados em nossas atividades. Somos um grupo de jovens proativos e dinâmicos, que não medem esforços para realizar os objetivos do capítulo e dos projetos. Com nossa energia contagiante, conseguimos inspirar e motivar outras pessoas ao nosso redor, criando uma atmosfera de entusiasmo e positividade.

Leonardo Ventura

Leonardo Ventura

Presidente

Leonardo Ventura, Presidente da GSS, é graduando em Geofísica na Universidade Federal Fluminense, estagiário de petrofísica no Observatório Nacional e aluno pesquisador no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios da UFF (GIECAR). Foi monitor das disciplinas “Geologia Aplicada” (Ciência Ambiental) e “Estratigrafia” (Geofísica). Atua na gestão do capítulo e no planejamento das atividades, buscando sempre oportunidades enriquecedoras para os membros e comunidade estudantil.

Pedro Raietparvar

Pedro Raietparvar

Vice-Presidente

Pedro Raietparvar, Vice-Presidente da GSS, é graduando em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Estagiário no Observatório Nacional, atuando no LabGrav/ON com dados de maré terrestre.Também atua no GIECAR como estudante de iniciação científica, trabalhando com análises geoquímicas na Bacia de Campos e Santos.

André Albano

André Albano

Secretaria

André Albano, responsável pelas Comunicações e Eventos na GSS, está atualmente cursando Geofísica na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está no último ano do curso. De maio de 2022 a dezembro de 2023, ele atuou como aluno pesquisador no LAGEMAR-UFF e no LAGESED-UFRJ, concentrando-se em perfis geofísicos e interpretação petrofísica. Desde janeiro de 2024, é pesquisador no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), focando na aplicação de métodos de inversão sísmica em reservatórios complexos. 

Mayara Mosqueira

Mayara Mosqueira

Marketing

Maya Mosqueira, Board de Marketing, graduanda de Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), preocupada em difundir a Geofísica e aproveitar o máximo de oportunidades oferecidas pelo capítulo estudantil. Atualmente, estagiária da Equinor, aluna pesquisadora na iniciação científica em Geomagnetismo no Observatório Nacional. Bacharel em Artes Dramáticas pela Faculdade da Cidade, sendo dubladora, escritora e artista em geral, resolveu usar sua hiperatividade nas geociências.

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Tesouraria

Beatriz Oliveira, é graduanda em Geofísica na Universidade Federal Fluminense (UFF), faz iniciação científica no Laboratório de Petrofísica do Observatório Nacional (LabPetrON) com o projeto de avaliação petrofísica de perfis de poços nas rochas do pré-sal da Bacia de Santos, e é aluna pesquisadora no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), com o foco em pesquisa em análises químicas e mineralógicas para reconstrução paleoambiental e paleoclimática da Formação Coqueiros, Bacia de Campos. Também faz parte da Empresa Júnior Horizonte Soluções Geofísica como assessora de publicidade. Ajuda na gestão do capítulo,organizando as finanças e garantindo o fluxo de caixa e também nas atividades relacionadas à divulgação científica, valoriza as oportunidades únicas que o Capítulo Estudantil traz.

Laura Rodriguez

Laura Rodriguez

Membro

Laura Rodriguez, é graduanda em Geofísica na Universidade Federal Fluminense (UFF), estagiou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na Coordenação de Rochas e Fluídos, SDT – Superintendência de Dados Técnicos e atualmente estagia na Equinor. Fez sua iniciação científica pelo CNPq com o Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), na Bacia do Parnaíba. Ajuda na gestão do capítulo e na organização de atividades relacionadas a divulgação científica, valoriza as oportunidades únicas que o Capítulo Estudantil traz.

Fernanda Hermes

Fernanda Hermes

Membro

Como cientista na área de geofísica, busco constantemente aprimorar o tratamento de dados a fim de obter resultados mais precisos e confiáveis para interpretação posterior. Além disso, tenho o prazer de ser membro do Capítulo Estudantil da GSS e amo desempenhar esse papel.

Gustavo Souza

Gustavo Souza

Membro

Gustavo Souza, é estagiário de geofísica na Equinor, onde atua com ciência de dados em um centro de excelência do pré-sal, e membro do GISIS, laboratório com foco em processamento e imageamento sísmico. Foi monitor da disciplina de programação de computadores da UFF. Fez Iniciação Científica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na área de instrumentação de medidas e eletrônica. Foi presidente da empresa júnior de geofísica Horizonte. Acredita na força dos capítulos estudantis EAGE/SEG para impulsionar a formação de novos geocientistas pelo mundo.

Eduardo Leaubon

Eduardo Leaubon

Membro

Graduando em Geofísica pela UFF, cursando o décimo período. É Assistente Especialista em Geofísica e Geologia na Superintendência de Avaliação Geológica (SAG) da ANP onde, junto a equipe de G&G, atuou na interpretação sísmica de bacias sedimentares onshore e offshore brasileiras com o intuito de avaliar possíveis plays exploratórios, gerando superfícies, mapas, cálculo volumétrico de óleo e gás in situ, chance de sucesso geológico e feição das Notas Técnicas. E no Laboratório de Geologia Marinha da UFF (LAGEMAR) atua na interpretação sísmica de dados da bacia sedimentar da Foz do Amazonas (FZA) a fim de identificar o cone do Amazonas e a influência do mesmo em regiões adjacentes. Também atuou Grupo de Interpretação Exploratória da UFF (GIECAR), onde fez a interpretação sísmica de dados 2D da Bacia do Parnaíba para estudo das intrusões de diabásio e sua influência na geologia e no sistema petrolífero.

Henrique Soares

Henrique Soares

Membro

Sou natural de Piedade de Caratinga, uma cidadezinha no interior de Minas Gerais. Atualmente, estou iniciando minha jornada acadêmica e me sinto muito animado em fazer parte do Capítulo Estudantil da UFF. Recentemente, ingressei no time da GSS para contribuir com diversas tarefas dentro do capítulo estudantil. Estou empolgado em trabalhar com uma equipe tão dedicada e espero contribuir para o crescimento do grupo e para a realização de nossos objetivos em comum.

Daniel Costa

Daniel Costa

Membro

Sou um geofísico em construção, com base de programador e apaixonado por geologia; e meu papel na GSS é servir de ponte entre os graduandos de Geofísica e os profissionais da área.

Hugo Araújo

Hugo Araújo

Membro

Pós-graduação em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense em andamento. Academicamente ativo, pesquisador do Grupo de Imageamento e Inversão Sísmica – GISIS, trabalha com técnicas de processamento, simulação e imageamento de dados sísmicos. Conselheiro da Sociedade Estudantil Geocientífica SEG-EAGE da Universidade Federal Fluminense. Neste momento procura melhorar a sua carreira profissional em programas de estágio na Indústrias do Petróleo e Gás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação sísmica, processamento sísmico, inageamento sísmica, aquisições geofísicas, escoamento hidráulico e cálculo. Sempre leva as atividades profissionais com responsabilidade e seriedade

Carlos Saraiva

Carlos Saraiva

Membro

Carlos Saraiva é graduando em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atua junto ao Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR) no projeto “Identificação de superfícies estratigráficas com base nas razões das concentrações e dos isótopos estáveis de carbono e nitrogênio” trabalhando com as interpretações de dados gamaespectrais envolvendo estratigrafia de sequências, estudos paleodeposicionais e paleoclimáticos e integração rocha-perfil. É estagiário de petrofísica no Laboratório dePetrofísica do Observatório Nacional (LabPetrON). Participa do capítulo estudantil da SEG e EAGE, Geoscientific Student Society (GSS) na organização de eventos e no gerenciamento de parcerias externas. Foi voluntário na empresa júnior Horizonte Soluções Geofísicas onde atuou como consultor de projetos, gerente de projetos e presidente. Fez parte da Casa da Descoberta (IF-UFF) trabalhando com divulgação científica.

Dr. Marco Antônio Cetale

Dr. Marco Antônio Cetale

Orientador SEG

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1996) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio (1999) e doutorado em Processamento de Sinais pela Engenharia Elétrica da PUC – Rio (2003). Foi chefe do Departamento de Geologia e Geofísica, hoje é Professor Associado 1 e ministra aulas nos cursos de graduação em Geofísica e pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense (UFF), também é revisor da Revista Brasileira de Geofísica. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente em temas ligados ao método sísmica, tais como: anisotropia, imageamento, inversão e processamento. Tem experiência na coordenação e participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Dr. Cleverson Guizan Silva

Dr. Cleverson Guizan Silva

Orientador EAGE

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia pela Duke University, EUA (1991). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, onde atua no curso de graduação em Geofísica e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra – UFF. Além disso, é membro do Comitê Editorial da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics).

Possui experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em ambientes deposicionais costeiros e marinhos, e suas principais áreas de pesquisa abrangem os seguintes temas: (1) processos sedimentares e arquitetura deposicional em sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens continentais (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) hidratos de gás e estabilidade do fundo submarino; (4) estratigrafia e evolução de ambientes sedimentares costeiros quaternários; (5) diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas.

Além disso, é coordenador de Projetos Internacionais em convênio CAPES-COFECUB com a Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, e Université de Lille II, bem como convênio CAPES-MINCyT com a Universidade de Mar del Plata. Participa de diversos convênios internacionais com universidades francesas (Lille, Paris, Brest, Caen), a Universidade de Duke (EUA) e a Université Libre de Bruxelles. Também atua como coordenador de projetos de pesquisa junto às redes de tecnologia da Petrobras/ANP.

SEG - Society of Exploration Geophysicists

SEG - Society of Exploration Geophysicists

Organização

A Society of Exploration Geophysicists (SEG) é uma sociedade erudita dedicada a promover a ciência e a educação da geofísica de exploração em particular e da geofísica em geral. A Sociedade promove a prática especializada e ética da geofísica na exploração e desenvolvimento de recursos naturais, na caracterização da superfície próxima e na mitigação dos perigos da terra. Em novembro de 2019, o SEG contava com mais de 14.000 membros trabalhando em mais de 114 países. A SEG foi fundada em 1930 em Houston, Texas, mas seu escritório comercial está sediado em Tulsa, Oklahoma desde meados da década de 1940. Enquanto a maioria dos membros do SEG está envolvida na exploração de petróleo, os membros do SEG também estão envolvidos na aplicação de métodos geofísicos à exploração mineral, bem como em problemas ambientais e de engenharia, arqueologia e outros empreendimentos científicos. Saiba Mais

EAGE - European Association of Geoscientists and Engineers

EAGE - European Association of Geoscientists and Engineers

Organização

A Associação Europeia de Geocientistas e Engenheiros (EAGE) é uma associação profissional multidisciplinar para geocientistas e engenheiros. Foi fundada em 1951 e tem uma adesão mundial. A associação é destinada a pessoas que estudam ou estão envolvidas profissionalmente em geofísica, exploração de petróleo, geologia, engenharia de reservatórios, mineração e engenharia civil. A EAGE opera duas divisões: a Divisão de Geociências de Petróleo e Gás e a Divisão de Geociências de Near Surface. A sede da EAGE está localizada na Holanda, com escritórios regionais em Moscou, Dubai, Kuala Lumpur e Bogotá.Saiba Mais

Translate »
Skip to content
Verified by ExactMetrics